Atividade física é sinônimo de qualidade de vida. Isto porque, praticar atividades físicas, além de manter o seu corpo em forma, pode prevenir várias doenças. Mas é preciso levar em consideração que cada pessoa tem um condicionamento físico diferente, influenciado por genética, estilo de vida e até idade. Então, na hora de escolher como você cuidará de seu corpo, é bom pesquisar antes.

Está pensando em começar em breve algum tipo de atividade física? Continue lendo e descubra qual o melhor tipo de exercício para você de acordo com a sua idade.

Crianças

As crianças precisam de um exercício que auxilie na coordenação motora e no equilíbrio. Durante o desenvolvimento da criança, é preciso direcionar o controle da força e da velocidade. Elas podem praticar, por exemplo:

Natação

A natação irá auxiliar no controle da respiração e do movimento do corpo.

Lutas

Lutas como judô e karatê ajudam na coordenação motora e exigem toda energia que esta fase dispõe.

Balé

Além de ser um ótimo exercício para o desenvolvimento da coordenação motora do corpo, o balé ajudará no ritmo.

Pessoas entre 12 e 18 anos

Esta fase requer atividades que possam estimular a resistência do corpo. Nesse período da vida, há uma grande quantidade de mudanças hormonais instáveis, por isso,concentrar suas energias em uma atividade física é importante para o corpo. São recomendados:

Qualquer tipo de dança

A dança, de qualquer natureza, será excelente para o corpo durante esta idade, pois desenvolvem o ritmo e o equilibrio.

Voleibol, basquetebol ou handebol 

Além de melhorar o condicionamento físico, os jogos coletivos auxiliam no sistema respiratório e são importantes até para o crescimento pessoal, já que é preciso trabalhar em equipe.

Atividades aeróbicas

Uma caminhada ou até um passeio de bicicleta podem ser uma ótima opção também, uma vez que controlam  gordura corporal.

Pessoas entre 19 e 29 anos

Durante esse período, mutias habilidades já foram desenvolvidas, então é mais recomendado focar em outras áreas. Nessa faixa eária o corpo precisa de atividades físicas mais intensas, como:

Pilates

O Pilates é uma atividade que irá modelar o corpo, assim como proporcionar um momento de relaxamento.

Musculação

Para quem quer definir o corpo e ter uma boa disposição física, a musculação é a melhor atividade.

Pessoas entre 30 e 39 anos

Nesta idade, o recomendado é escolher atividades físicas que proporcionem um bom condicionamento muscular e mantenha o ritmo do corpo.

Ginástica

A ginástica ajudará a manter a flexibilidade do corpo, que é essencial nesta idade.

Tênis

Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, o tênis é uma boa escolga. Além disso, esta atividade melhora os reflexos do corpo.

Pessoas entre 40 e 49

Durante este período da vida, já é possível sentir as mudanças físicas do corpo, então o melhor é acompanhar a desaceleração metabólica ocorrente.

Musculação

A musculação irá ajudar a evitar problemas como a artrite e a artrose.

Caminhada

É indicado manter atividades aeróbicas como a caminhada moderada para melhorar o condicionamento físico.

Acima dos 50

Como nessa idade o organismo tende a ficar mais frágil, é mais viável focar nas atividades prazerosas e proporcionem a movimentação regular do corpo.

Dança de Salão

A dança auxilia na respiração, no equilíbrio, entre outras coisas, então é uma ótima opção para esta faixa etária.

Funcional

Este treinamento é mais específico e será essencial para a flexibilidades das articulações.

Hidroginástica

Atividades dentro da água proporcionam leveza nos movimentos.