Os primeiros passos do seu filho na educação escolar são muito importantes e devem ser feitos com planejamento. Os pais que se preparam melhor tem mais chances de preparar a criança corretamente e encontrar uma instituição de ensino que atenda às suas prioridades.

Esse momento pode ser bem difícil para algumas famílias, mas é possível seguir alguns passos a fim de facilitar o processo. Veja a seguir quais os primeiros passos para quem vai colocar o filho na escola pela primeira vez:

1. Considere outras opções além da escola

Você sabia que existe uma faixa etária de idade base para cada fase escolar do seu filho?? Por isso, os papais e mamães de primeira viagem precisam estar atentos antes de colocar os filhos em instituições de ensino.

O ideal para começar a frequentar a escola é entre 3 e 4 anos. Se os responsáveis tiverem intenção de inciar o processo de aprendizado antes desse período, uma boa opção é optar por creches ou hotelzinhos.

Os pais podem usar o recurso da matrícula creche 2020 para garantir a vaga dos pequenos em um ambiente que promova cuidados e incentive a aprendizagem.

2. Conheça a instituição

Essa dica serve tanto para quem vai optar pela creche quanto para quem vai optar pelas escolas regulares. Conhecer a instituição é fundamental para identificar como será a adaptação do seu filho.

Os pais estão utilizando bastante as redes sociais para conhecer melhor a proposta de cada escola. E para alguns estados, como é o caso da matrícula Rio 2020é possível até fazer a matrícula pela internet.

Além disso, é interessante conhecer as possibilidades da instituição, desde as salas regulares até as aulas extras como ballet, futebol e música.

3. Defina suas prioridades

Esse ponto é essencial para escolher a instituição certa e garantir a adaptação do seu filho na escola. Se você tem pouco tempo disponível para perder no trajeto, por exemplo, o ideal é escolher um local próximo.

Se o seu objetivo é uma escola com acessibilidade para as crianças, pesquise bastante e separe as opções para você. Assim, fica mais claro qual instituição irá corresponder às expectativas.

4. Comece a estabelecer horário com a criança

Na verdade, os horários devem ser estabelecidos com a criança desde bem cedo, assim fica mais fácil de estar condizente com as rotinas dos pais.

A dica é que os responsáveis comecem a incluir na rotina do pequeno a hora de acordar, a hora de lanchar, a hora de cumprir com tarefas e a hora de dormir.