O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permite o ingresso nas universidades da rede pública e privada no Brasil. Este é um exame muito rigoroso com regras de que devem ser cumpridas minunciosamente. Todo ano, muitas pessoas são eliminadas ou prejudicadas por não cumprirem estas regras.

Você está realmente preparado para fazer o exame? Confira a seguir oito erros comuns cometidos na prova do ENEM e saiba como evitá-los:

1. Não desligar o celular durante a prova

Como você sabe, não é permitido estar com celular em seu porte durante a prova. Ele deve ser guardado dentro do porta-objetos fornecidos pelos fiscais de prova. Mas mesmo se estiver dentro do porta-objetos e tocar durante a prova, o participante é imediatamente eliminado.

Se você não sabe dos objetos proibidos no ENEM, vale a pena conferir o que não levar para o Enem!

2. Chegar depois do fechamento dos portões

Se você já realizou a sua inscrição Enem 2019, deve estar ciente que no dia da prova, você deverá entrar no local de exame antes do horário de fechamento. Os portões são abertos às 12 h e fechados às 13 h, de acordo com o horário de brasília.

3. Não calcular o tempo para cada questão

Como o exame dispõe de muitas questões, é preciso que o participante tenha noção de quanto tempo irá gastar para resolver cada uma delas. Os participantes que treinaram o Enem antes, terão uma melhor noção de quantos minutos devem passar em cada uma das questões, principalmente no dia da redação.

4. Fugir da proposta na redação

A proposta da redação do Enem só é revelada no dia da prova. Um erro muito comum entre os candidatos é fugir do tema da redação, sem estabelecer uma introdução e uma conclusão para a mesma. Para evitar esta situação vale a pena ler muito sobre todas as notícias e praticar a sua escrita!

5. Dormir mal antes da prova

É inevitável ficar ansioso um dia antes da prova do Enem, mas você precisa contornar esta situação. É muito importante que você durma o suficiente e esteja disposto para a prova, pois ela é muito cansativa.

6. Levar lanches pesados

Como a prova é longa, é preciso levar lanches para não ficar com fome. Muitas pessoas escolhem comidas pesadas, que acabam fazendo mal.

7. Beber muito líquido

Além do nervosismo, muita gente acaba ingerindo muito liquido durante a prova, isto vai fazer com que você visite o banheiro muitas vezes e perca tempo.

8. Chutar demais nas questões

O sistema de correção do Enem distribui as questões de nível fácil e difícil. Quando um participante acerta as questões difíceis e erra as fáceis, a nota dele cai.