Saiba como realizar as inscrições para os cursos gratuitos do SENAI

O Senai é uma das melhores escolas técnicas do país e faz partes das instituições do Sistema S. Muitos estudantes já se formaram e atuam no mercado de trabalho através do Senai e você pode ser o próximo! Se você quer uma formação de qualidade com custo zero, veja a seguir como você pode realizar as inscrições para os cursos gratuitos do Senai.

O que é o Senai?

O Senai corresponde ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e é uma das maiores instituições do ensino técnico da América Latina. A escola técnica dispõe de vários cursos na área da indústria e já garantiu certificado para diversos estudantes.

Periodicamente, o Senai oferta formações gratuitas, que estão com alto índice de empregabilidade no mercado de trabalho. Geralmente, os cursos duram de 2 a 3 anos.

Como se inscrever na instituição?

Se inscrever para as vagas gratuitas do Senai é simples, entretanto é preciso antes se cadastrar no Pronatec. Este programa é responsável pela distribuição de bolsas de estudo nas escolas do sistema S de ensino.

A sua inscrição irá depender da região onde você mora. Para os cariocas, é necessário se inscrever corretamente na plataforma digital do PRONATEC RJ.

Como mencionado, as vagas ofertadas geralmente têm a ver com a demanda do mercado local. Ou seja, a oferta de cursos com custo zero pelo PRONATEC MG será diferente de outros estados do país.

Vale lembrar que muitas instituições já começaram a anunciar vagas, como você pode conferir no PRONATEC SPVocê deve conferir a as oportunidades no Pronatec do seu estado, basta acessar o site oficial e ficar atento às informações!

Quem pode se inscrever?

Antes de realizar o seu cadastro no Pronatec, é preciso verificar se você está de acordo com os requisitos exigidos pelo programa. Confira quais são a seguir:

  • Alunos do ensino médio na rede pública de ensino;
  • Estudantes do ensino médio na rede particular de ensino, na condição de bolsista integral;
  • Estudantes do programa de Ensino para Jovens e Adultos (EJA);
  • Pessoas cadastradas em programas de transferência de renda;
  • Trabalhadores assalariados;

Que cursos posso fazer?

Como você pôde conferir, a oferta de curso pode depender diretamente da região em que você mora, mas as opções pode ser diversas. Veja abaixo alguns cursos para os quais você pode se inscrever:

  • Assistente Administrativo;
  • Assistente de Contabilidade;
  • Assistente de Controle de Qualidade;
  • Assistente de Costura;
  • Assistente de Crédito e Cobrança;
  • Assistente de Faturamento;
  • Assistente de Logística;
  • Assistente de Manutenção em Aeronaves;
  • Assistente de Operação de Logística Portuária.

Qual a nota mínima no ENEM para se inscrever no SISU?

Anualmente milhares de estudantes realizam a prova do ENEM. O objetivo maior é conseguir uma bolsa de estudos em instituições públicas e privadas. O governo federal oferece algumas possibilidades para aqueles que conquistarem boas notas no exame. Um exemplo é o SISU, sistema que beneficia os interessados em ingressar em universidades públicas.

Sobre o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é feito pelo Inep. Aplicado anualmente para os estudantes brasileiros, a prova conta com milhares de inscrições.

Por meio do exame os candidatos são avaliados intelectualmente, com 2 provas de 90 questões cada e uma redação. A nota é média do que foi conquistado nos quatro conteúdos que compõem as provas, mais a dissertação.

Com a pontuação, alunos da rede pública e particular podem se inscrever em outros programas do governo, afim de disputar bolsas de estudo integrais e parciais.

O ENEM é dedicado aos candidatos que vão concluir o ensino médio no ano da prova, ou para aqueles que já se formaram nesse ciclo. Quem não possuí essas características, pode fazer o vestibular como treineiro. Mas a nota não será utilizada.

Conheça o SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o programa do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é selecionar os candidatos interessados em cursos do ensino superior em universidades públicas.

A inscrição SISU acontece no início de cada semestre. O indicado é verificar o cronograma SISU, com as datas especificas para cada período.

Na ocasião, o candidato insere o login e senha que foi criado anteriormente no ENEM. Depois, escolhe duas opções de curso e instituição por ordem de preferência.

Serão selecionados aqueles que obtiverem notas satisfatórias no exame. Lembrando que o processo é classificatório, por isso as notas mais altas têm mais chances.

Nota mínima do ENEM para inscrição no SISU

Na verdade, a única restrição no momento de se inscrever no SISU é ter conquistado nota zero na redação do ENEM. Aqueles que não pontuaram nesse quesito, automaticamente estão eliminados da disputa.

Para os outros cursos, a nota mínima que representa a nota de corte, varia conforme a disponibilidade de vagas na universidade e o número de candidatos inscritos. Quanto maior o interesse dos estudantes, maior é a nota de corte.

O certo é que a classificação é sempre superior que 450 pontos, por tanto abaixo disso é praticamente impossível conseguir uma vaga em alguma universidade.

Os cursos mais disputados têm notas de corte de 800 à 900. Mas, aqueles menos disputados possuem uma pontuação média de 550 à 750. Caso não consiga uma bolsa na primeira chamada, o candidato pode se inscrever na SISU lista de espera e tentar as próximas chamadas.

O que é e para que serve a prova do Encceja?

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja, é um exame realizado para saber qual o grau de aprendizagem que os estudantes brasileiros possuem. As inscrições para este exame são destinas às pessoas que não concluíram os estudos na idade própria. 

Neste post, você saberá o que é e para quê serve o Encceja 2019. Continue nos acompanhando e tenha acesso a todas as informações sobre!

O que é o Encceja?

Assim como já mencionamos anteriormente, voltamos a dizer que o Encceja é uma prova de certificação do Ensino Médio, sendo considerado a principal forma dos jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos, de terminar e assim, poder ingressar no mercado de trabalho. 

Quem é aprovado recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como institutos federais e secretarias estaduais de educação. Esse certificado serve para fazer faculdade, prestar concurso público ou fazer curso técnico. 

Com o seu certificado em mãos, é possível realizar a prova do Enem e assim, tentar ingressar no ensino superior. Saiba aqui como fazer a inscrição do Enem!

Como funcionam as provas do Encceja 2019?

Para avaliar o aprendizagem dos estudantes, o Encceja realiza um exame. Essa avaliação acontece em apenas um dia, e será composta por 4 provas objetivas (de marcar a alternativa correta), cada uma contendo 30 (trinta) questões, além de uma Redação.

As 4 (quatro) provas objetivas vão avaliar as seguintes áreas:

  • Prova I – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Prova II – Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Prova III – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Prova IV – Matemática e suas Tecnologias.

Saibam quais são as matérias que constituem cada prova de acordo com o ensino que você quer precisa se certificar.

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • Historia;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior).

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quem pode participar do Encceja 2019?

Todas as pessoas que não terminaram os estudos na idade esperada podem fazer a prova do Encceja.

Para conseguir o certificado, a idade mínima é de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. Mas vale lembrar que, a idade deve ser completada até a data de realização da prova.

Atenção! Se caso você não tiver concluído o Ensino Fundamental, saiba que é possível conseguir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio de uma só vez. Basta ter 18 anos ou mais no dia do Encceja 2019.

Oito erros comuns cometidos na prova do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permite o ingresso nas universidades da rede pública e privada no Brasil. Este é um exame muito rigoroso com regras de que devem ser cumpridas minunciosamente. Todo ano, muitas pessoas são eliminadas ou prejudicadas por não cumprirem estas regras.

Você está realmente preparado para fazer o exame? Confira a seguir oito erros comuns cometidos na prova do ENEM e saiba como evitá-los:

1. Não desligar o celular durante a prova

Como você sabe, não é permitido estar com celular em seu porte durante a prova. Ele deve ser guardado dentro do porta-objetos fornecidos pelos fiscais de prova. Mas mesmo se estiver dentro do porta-objetos e tocar durante a prova, o participante é imediatamente eliminado.

Se você não sabe dos objetos proibidos no ENEM, vale a pena conferir o que não levar para o Enem!

2. Chegar depois do fechamento dos portões

Se você já realizou a sua inscrição Enem 2019, deve estar ciente que no dia da prova, você deverá entrar no local de exame antes do horário de fechamento. Os portões são abertos às 12 h e fechados às 13 h, de acordo com o horário de brasília.

3. Não calcular o tempo para cada questão

Como o exame dispõe de muitas questões, é preciso que o participante tenha noção de quanto tempo irá gastar para resolver cada uma delas. Os participantes que treinaram o Enem antes, terão uma melhor noção de quantos minutos devem passar em cada uma das questões, principalmente no dia da redação.

4. Fugir da proposta na redação

A proposta da redação do Enem só é revelada no dia da prova. Um erro muito comum entre os candidatos é fugir do tema da redação, sem estabelecer uma introdução e uma conclusão para a mesma. Para evitar esta situação vale a pena ler muito sobre todas as notícias e praticar a sua escrita!

5. Dormir mal antes da prova

É inevitável ficar ansioso um dia antes da prova do Enem, mas você precisa contornar esta situação. É muito importante que você durma o suficiente e esteja disposto para a prova, pois ela é muito cansativa.

6. Levar lanches pesados

Como a prova é longa, é preciso levar lanches para não ficar com fome. Muitas pessoas escolhem comidas pesadas, que acabam fazendo mal.

7. Beber muito líquido

Além do nervosismo, muita gente acaba ingerindo muito liquido durante a prova, isto vai fazer com que você visite o banheiro muitas vezes e perca tempo.

8. Chutar demais nas questões

O sistema de correção do Enem distribui as questões de nível fácil e difícil. Quando um participante acerta as questões difíceis e erra as fáceis, a nota dele cai.

Perdi a data de inscrição do PROUNI: O que fazer?

O PROUNI, ou Programa Universidade para Todos, é uma inciativa que proporciona a distribuição de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de qualidade do ensino privado. Através do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as oportunidades são devidamente entregues.

Todo ano, o programa abre suas inscrições para que os alunos possam concorre às vagas. Passou do período de inscrição e não se candidatou? Fique atento às informações abaixo e saiba o que fazer.

Inscrição segundo semestre

A boa notícia é que, se você perdeu o período de inscrição do começo do ano, você ainda pode se inscrever para o segundo semestre anual. O processo de inscrição e seleção é o mesmo, mas a quantidade de vagas é reduzida. Para concorrer, você deve acessar o site oficial durante o período de inscrição e fornecer suas informações como: número da identidade e número de inscrição do ENEM.

Na plataforma digital, você irá selecionar duas opções de curso. O sistema irá considerar a primeira opção como curso preferencial, então atente-se quanto à ordem de escolha!

Educa Mais Brasil

As bolsas do educa mais brasil são ofertadas através de parcerias com instituições particulares de ensino e podem chegar a um desconto de até 70%. O programa está em vigor a mais de uma década e é uma ótima opção para quem deseja inciar seus estudos com qualidade e com custo reduzido.

Para realizar a sua pré-matricula, você precisa acessar o site do programa e procurar pelas vagas e cursos de acordo com a oferta da sua região.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é uma plataforma online pela qual os estudantes conseguem descontos em diversos cursos de várias instituições  parceiras da iniciativa. Muitos estudantes já se beneficiaram.

Você se inscreve pelo site e todo processo é online. Encontre sua instituição e seu curso ideal, então realiza a sua pré-matricula e pronto. O desconto é válido até o final do curso!

FIES

O FIES é uma opção um pouco diferente das já mencionadas, pois a oferta de vagas aqui é para conseguir o financiamento estudantil. O programa é conhecido por ter os juros de financiamento mais baratos do mercado e o beneficiado só precisa começar a pagar após o final do seu curso.

Para se inscrever, você deve acessar o SisFIES e fornecer os dados solicitados. Valide a sua inscrição e em seguida, escolha o curso para aguardar a finalização do contrato.

Saiba qual a melhor atividade física de acordo com sua idade

Atividade física é sinônimo de qualidade de vida. Isto porque, praticar atividades físicas, além de manter o seu corpo em forma, pode prevenir várias doenças. Mas é preciso levar em consideração que cada pessoa tem um condicionamento físico diferente, influenciado por genética, estilo de vida e até idade. Então, na hora de escolher como você cuidará de seu corpo, é bom pesquisar antes.

Está pensando em começar em breve algum tipo de atividade física? Continue lendo e descubra qual o melhor tipo de exercício para você de acordo com a sua idade.

Crianças

As crianças precisam de um exercício que auxilie na coordenação motora e no equilíbrio. Durante o desenvolvimento da criança, é preciso direcionar o controle da força e da velocidade. Elas podem praticar, por exemplo:

Natação

A natação irá auxiliar no controle da respiração e do movimento do corpo.

Lutas

Lutas como judô e karatê ajudam na coordenação motora e exigem toda energia que esta fase dispõe.

Balé

Além de ser um ótimo exercício para o desenvolvimento da coordenação motora do corpo, o balé ajudará no ritmo.

Pessoas entre 12 e 18 anos

Esta fase requer atividades que possam estimular a resistência do corpo. Nesse período da vida, há uma grande quantidade de mudanças hormonais instáveis, por isso,concentrar suas energias em uma atividade física é importante para o corpo. São recomendados:

Qualquer tipo de dança

A dança, de qualquer natureza, será excelente para o corpo durante esta idade, pois desenvolvem o ritmo e o equilibrio.

Voleibol, basquetebol ou handebol 

Além de melhorar o condicionamento físico, os jogos coletivos auxiliam no sistema respiratório e são importantes até para o crescimento pessoal, já que é preciso trabalhar em equipe.

Atividades aeróbicas

Uma caminhada ou até um passeio de bicicleta podem ser uma ótima opção também, uma vez que controlam  gordura corporal.

Pessoas entre 19 e 29 anos

Durante esse período, mutias habilidades já foram desenvolvidas, então é mais recomendado focar em outras áreas. Nessa faixa eária o corpo precisa de atividades físicas mais intensas, como:

Pilates

O Pilates é uma atividade que irá modelar o corpo, assim como proporcionar um momento de relaxamento.

Musculação

Para quem quer definir o corpo e ter uma boa disposição física, a musculação é a melhor atividade.

Pessoas entre 30 e 39 anos

Nesta idade, o recomendado é escolher atividades físicas que proporcionem um bom condicionamento muscular e mantenha o ritmo do corpo.

Ginástica

A ginástica ajudará a manter a flexibilidade do corpo, que é essencial nesta idade.

Tênis

Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, o tênis é uma boa escolga. Além disso, esta atividade melhora os reflexos do corpo.

Pessoas entre 40 e 49

Durante este período da vida, já é possível sentir as mudanças físicas do corpo, então o melhor é acompanhar a desaceleração metabólica ocorrente.

Musculação

A musculação irá ajudar a evitar problemas como a artrite e a artrose.

Caminhada

É indicado manter atividades aeróbicas como a caminhada moderada para melhorar o condicionamento físico.

Acima dos 50

Como nessa idade o organismo tende a ficar mais frágil, é mais viável focar nas atividades prazerosas e proporcionem a movimentação regular do corpo.

Dança de Salão

A dança auxilia na respiração, no equilíbrio, entre outras coisas, então é uma ótima opção para esta faixa etária.

Funcional

Este treinamento é mais específico e será essencial para a flexibilidades das articulações.

Hidroginástica

Atividades dentro da água proporcionam leveza nos movimentos.

Como se profissionalizar na ginástica artística?

Também conhecida no país como Ginástica Olímpica, esta modalidade de ginástica encanta muita gente por sua precisão nos movimentos e beleza nas coreografias. Quem tem afinidade com o esporte e quer seguir uma carreira nesta modalidade, pode se profissionalizar na área. Está pensando em fazer da Ginástica Artística uma oportunidade de crescimento? Então, confira a seguir como você pode se profissionalizar no esporte.

Como se profissionalizar na ginástica artística?

Atualmente existem diversos institutos de esporte que disponibilizam treinamento de ginástica artística. Quem dispor na sua região de um centro olímpico deve procurá-lo, pois essas unidades ofertam treino na modalidade em questão. Mas atenção: geralmente para estar participando junto a um destes centros é preciso preencher alguns requisitos. Por exemplo, é obrigatório estar estudando na rede pública ou particular de ensino.

É importante se informar sobre a disponibilidade de fundações do seu estado, pois cada uma terá suas próprias exigências e particularidades. Muitas instituições ofertam bolsas para que ginastas talentosos tenham o devido treinamento a fim de aperfeiçoar suas habilidades.

Com a profissionalização no esporte, você poderá: obter reconhecimento nacional, concorrer em diversos jogos ao redor do país e conquistar muitas medalhas!

A história da ginástica artística

Você sabia que a ginástica surgiu há dezenas de anos atrás? Mas como modalidade esportiva só foi conhecida em meados de 1880. No começo, era um esporte praticamos somente por homens. Somente muitos anos depois as mulheres puderam participar dos jogos e atuar nesta modalidade e depois disso ficou muito mais popular entre o meio feminino do que no masculino.

Com a popularidade do esporte entre as mulheres, consequentemente, a Ginástica Artística passou a ser mais admirada e disputada!

A ginástica artística no cenário brasileiro

Como é popularmente conhecida no Brasil, a Ginástica Olímpica conquistou um grande espaço no esporte brasileiro com o passar dos anos.  Há uma diferença em relação a atuação da modalidade.
Para homens que disputam este esporte, a demonstração de força e o domínio dos movimentos da ginasta são critérios levados em consideração na hora de julgá-los. Enquanto isso, para as mulheres, a avaliação é em relação aspecto artístico e à agilidade em si de cada atleta.

A seleção brasileira de Ginástica Artística feminina hoje é bastante prestigiada. É esta seleção que nos representa em eventos internacionais proporcionados pelos órgãos responsáveis. Provavelmente, você já ouviu falar nos nomes de  Ethiene Franco, Jade Barbosa e Daiane dos Santos, pois são mulheres que representaram o Brasil e obtiveram destaque.

Estamos de VOLTA!

O site Brasil no PAN está finalmente de volta com informações de qualidade sobre as principais competições esportivas!

Depois de uma longa pausa nos nossos conteúdos, resolvemos voltar com notícias sobre outras grandes competições que ocorrem no Brasil e no mundo.

Te chamamos então para ficar por dentro de conteúdos de qualidade feito com muito carinho e dedicação por toda nossa equipe.

© 2018 Brasil no PAN

Theme by Anders NorénUp ↑